quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Eu li: As aventuras de Pi

Postado por Gabi Fonseca. às 06:27


Comprei esse livro há alguns anos em uma promoção do Submarino achando ser uma história infanto-juvenil, no entanto tive uma grata surpresa ao perceber que se trata de um história adulta e cheia de simbolismo. 
O livro conta a vida de Pi Patel um menino indiano de 16 anos,, filho do dono do zoológico que desde sempre se viu muito ligado a sua espiritualidade e por isso resolveu seguir várias religiões ao mesmo tempo: cristianismo, hinduísmo e islamismo. Inclusive a parte em que os três líderes religiosos começam a discutir sobre a impossibilidade do menino praticar as três crenças é maravilhosa.

 
Após a situação política na Índia começar a complicar  a família de Pi decide vender o zoológico e se mudar para o Canadá em busca de uma vida melhor. Por isso, todos embarcam em um navio japonês. O barco acaba naufragando e Pi se vê preso em um pequeno bote com alguns animais que eles estavam transportando, incluindo um tigre de bengala.
Não temos tigre mas temos o Bruce dando um oi.
Eu sei que esse plot tem tudo para ser uma animação fofinha da Dreamworks, mas não se engane a jornada do menino é brutal, tanto no sentido físico como psicológico. Aliás o Pi é uma personagem muito carismático e não dá vontade de largar o livro porque apesar das cenas fortes e gráficas o menino narra os acontecimentos de uma forma deliciosa. 
Outra parte interessante é que o livro não é sobre o que vai acontecer com ele, mas sim sobre a sua jornada. Logo no começo já sabemos que ele irá sobreviver, que está feliz e tem sua própria família, porém descobrir como ele passou seus dias no bote, como conviveu com o tigre e o jeito com que ele manteve sua mente no lugar é muito mais fascinante.
O final foi aquele soco no estômago e me deixou pensando sobre no que acreditar e como aquele menino tinha fé em uma vida melhor apesar de tudo.
E aí, já leram esse livro? Eu ainda não vi o filme mas espero que seja bom.

Nota no skoob: 4.1/5
Minhaa note: 4.5/5
ISBN-13: 9788520933107
ISBN-10: 8520933106
Ano: 2012 / Páginas: 424
Idioma: português 
Editora: Nova Fronteira

0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos