segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Filme: Anastasia (1997)

Postado por Gabi Fonseca. às 11:12
http://planetadisney.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Anastasia.jpg

Todo mundo tem a sua princesa preferida, seja pela história, música ou por aparência física, a minha sempre foi a Anastásia. Por não se tratar de um filme da Disney, eu sinto que muita gente não o conhece e os que conhecerem, se surpreendem ao saber que é um longa da Fox.
O filme começa com a comemoração do 300º aniversário da Dinastia Romanov, quando um amigo da família, Rasputin, obcecado pelo poder comete traição e os amaldiçoa: em 15 dias todos os Romanov irão morrer. Logo, inicia-se uma guerra contra o Czar e em meio a confusão a princesa Anastasia  perde-se de sua avó. 
Anos depois, Anya, que não se lembra de nada, encontra Diminitri, um malandro interessado na recompensa oferecida para quem encontrar a princesa perdida e este, sem saber que ela é a verdadeira princesa, elabora um plano para enganar a todos e receber a fortuna.
Apesar dos traços do desenhos estarem datados, os vestidos são ricamente detalhados e muitos foram baseados em roupas que a verdadeira Anastaia usou. Além disso, a trilha sonora é incrível e recebeu indicações ao Oscar. Minha música preferida é "Once upon a december", ela foi a primeira faixa a ficar pronta, antes mesmo do roteiro do filme.


Uma das coisas mais legais sobre o filme é que a princesa Anastasia e a Dinastia Romanov realmente existiram. O Czar Nicolau II, seu pai, foi o último imperador da Rússia cujo reinado terminou com a Revolução Russa em 1917, tentando retornar ao quartel general o czar e sua família foram aprisionados e posteriormente executados por bolcheviques. O corpo de Anastasia permaneceu desaparecido por décadas e isso alimentou a lenda de que a filha da grã-duquesa teria sobrevivido. Inclusive, várias mulheres revindicaram o título, a mais famosa foi Anna Anderson, entretanto dez anos após sua morte foi realizado um teste de DNA e comprovou-se que não passava de uma impostora.

http://th03.deviantart.net/fs70/300W/f/2012/155/0/9/anastasia_in_court_dress_by_staella-d529b97.jpg

A sepultura da princesa foi descoberta em 2009, colocando fim aos rumores de que ela poderia ter sobrevivido.
O vilão da história também existiu, Rasputin era um monge muito amigo da Czarina Alexandra, ela acreditava que através da influência dele seu filho Alexei sobreviveu aos seus severos ataques de hemofilia. Porém, em virtude dessa relação começaram a circular rumores de que Rasputin seduziou não apenas a Grã-duquesa, mas também sua quatro filhas, ainda crianças.
Então, o homem santo foi acusado de trabalhar como espião para a Alemanha e sofreu várias tentativas de assassinato, a primeira foi durante um jantar onde o príncipe Yussupov lhe ofereceu um pudim com cianeto de potássio com quantidade suficiente para matar várias pessoas, mesmo após ter comido várias vezes Rasputin saio ileso. Apenas anos depois foi descoberto que alguns açúcares, como a glicose e a sacarose, se combinados com o cianeto, formam uma substância praticamente sem toxicidade, denominada cianidrina. 



Posteriormente, ele foi fuzilado, atingido por onze tiros e sobreviveu. Rasputin foi então castrado, espancado e atirado ao Rio Neva. Dizem que sua morte foi causada por hipotermia e não pelos ferimentos. Vaso ruim não quebra? Talvez, mas há quem diga que Rasputin nunca cometeu traição e foi morto por puro ciume do Czar. O fato é que todo esse misticismo em torno dele deu origem a um terrível mago na animação.
Muitos historiadores foram contra o lançamento do filme, por representar a história de maneira errada, mas eu acho que é uma ótima forma de chamar a atenção para esse período e instigar o público a uma pesquisa um pouco mais avançada. Aqui tem um lista comparação a história do filme com o que realmente aconteceu.

http://www.pimentarosa.net/alexandra-nicholas-hinged-trinket-music-box/

Se você já assistiu o filme, deve saber o quanto a caixinha de música é importante na história, e eis que enquanto eu fazia algumas pesquisas para o post, eu descubro que existe um réplica dela a venda #PRECISO. Mias informações vocês podem conferir aqui.
E você conhece esse filme? Ficou com vontade de assistir? E qual é a sua princesa favorita?
Beijos e até mais (:

0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos