terça-feira, 3 de junho de 2014

Livro: O coração das trevas.

Postado por Gabi Fonseca. às 07:55



"O horror, o horro!" é como definir este livro, essas palavras já foram citadas por aí milhares de vezes, mas ainda carregam um fardo de significado, um lembrete da essência do ser humano.
O livro foi escrito por Joseph Conrad e publicado em 1902 e, apesar de não citar abertamente, o cenário da estória é o Estado Livre do Congo considerado propriedade particular do Rei da Bélgica Leopoldo II, o qual explorava marfim e borracha com seu exército formados por militares e ex detentos. Estima-se que cerca de 10 milhões de congoleses.
A novela fala de Charlies Marlow, um inglês que conseguiu trabalho junto a uma companhia bélgica como capitão de um barco a vapor  em um rio africano. Quando chega ao lugar, descobre que seu  barco está danificada e precisa esperar o concentro. Em pouco tempo sua missão passa a ser a de resgatar Kurtz, um grande explorador de marfim, pintor e cientista que adoeceu  e precisa ser trazido de volta à civilização.


A presença de Kurtz é algo crescente na narrativa, a personagem se torna mais fascinante a cada instante, em contrapartida a presença dos negros é uma sombra, uma figura animalesca, as quais apenas trabalham até adoecerem e morrerem. Um jogo sobre a humanidade dos negros e a animalização dos brancos é travado nessa viagem.
Os civilizados acham que tem como obrigação ajudar na evolução dos selvagem, um falso moralismo carregado de maldade. O coração das trevas é a selva, é o que a colonização faz com os homens, a perversidade que domina. As trevas da natureza levam à corrupção e se instalam no ser humano. Mas como esperar algo diferente de uma missão  com tais objetivos? 
Um dos clássicos da literatura, que para alguns pode ter uma narrativa arrastada, sem ação, mas que na verdade é cheia de simbolismo. Um verdadeiro estudo sobre o âmago humano, vale muito apena a leitura, inclusive mais de uma vez. é impossível terminar-lo sem questionar alguns aspectos humanos, sem pensar no que é o "horror".
No cinema, o filme apocalipse now teve como base as ideias desse livro e é possível encontrar um documentário sobre a publicação com várias curiosidades.
A minha edição é a Abril clássicos, tem um preço excelente e é bem bonita, minha única reclamação é que a fita para marcar páginas já veio desfiada, uma pena, mas ainda assim recomendo.
E vocês já leram esse livro?




0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos