quarta-feira, 3 de abril de 2013

Preconceito literário.

Postado por Gabi Fonseca. às 16:48
Vi a imagem aqui


Primeiramente, preciso dizer que este blog é uma resposta a esse vídeo da Tatiana Feltrin e eu recomendo que vocês o assistam primeiro para entender um pouco melhor. Mas se você estiver com preguiça pode só continuar lendo o texto ^^ 
Com o "boom" de canais e blogs literários é comum encontrar pessoas reclamando sobre determinado tipo de livro, ou até mesmo discriminando gente que lê certos livros ou autores. Mas será mesmo que isso é certo? Como o assunto e longo e um tanto polêmico, vamos por partes, primeiramente respondendo as perguntas feitas no vídeo:
  • Quem determina quem tem cacife ou não para falar de literatura?
Acho que é necessário se perguntar primeiro o porquê de alguém precisar ter cacife para poder tratar de literatura, é óbvio que se formos tratar de um meio acadêmico a preferência será por pessoas com uma graduação e conhecimento elevado em tal assunto, mas estamos tratando de blogs feitos por pessoas que amam livros e que muitas vezes não tem formação acadêmica na área literária. A internet democratizou a leitura, você pode encontrar pessoas com seus mesmos gostos, saber o que elas acharam de determinado livro e descobrir autores novos então porque apenas aquela pessoa que escreveu uma dissertação sobre Machado poderia comentar sobre os livros dele? Então antes de poder escrever dizendo que eu gostei de um livro eu preciso estudar sobre a obra?  Não e não.
A literatura é um meio democrático, aborda zilhões de gêneros que podem te agradar ou não e nada mais natural do que depois de ler algo que te agrade você queira indica-lo para alguém então por que não fazer isso por meio de um blog? Ou o contrário, você tem todo o direito de falar o que não gostou sobre tal titulo, a sua opinião é livre!  Acredito que a única coisa que é necessária para que você comente sobre algum livro é que você o tenha lido.

  • É preciso ter conhecimento  acadêmico em literatura para falar sobre livros?
Eni-á-ó-til: Não! Como já falei, a literatura desperta opiniões e nem tudo agrada todo mundo, se a pessoa não gostou de um livro estudar sobre ele durante três anos talvez não o faça mudar de opinião sobre ele. Então porque você só poderia falar sobre o que leu depois de entender tudo sobre aquele livro? Onde entra  a parte de levar a literatura como um hobbie? E levando isso como base, ninguém que não estudasse nesse ramo poderia expressar suas impressões. Além disso, se para falar de literatura fosse preciso estudar sobre imagem só para escrever, quantos livros bons deixariam de existir pensando assim? O mundo literário seria mais restrito e pequeno e isso não acrescentaria nada a ninguém.

Outra coisa que eu vejo, e isso não é apenas no mundo literário. é o preconceito com certo tipos de gêneros, porque te incomoda tanto se a pessoa está lendo Crepúsculo ( ou qualquer livro que você não goste)? Não, eu não gosto da série, e já fiz inúmeras piadas sobre o livro, mas acredito que se uma pessoa que não gosta de ler se dispôs a ler toda a trilogia, o livro está fazendo seu papel, talvez depois dele ela percebe que consegue ler mais coisas e busque por outros títulos que eu ache melhores. Eu não posso julgar se ela começou a ler com um livro que EU achei ruim. Ou procurou tal livro porque assistiu o filme.  Ter esse preconceito só irá intimidar os iniciantes nesse mundo, de novo, apenas uma maneira de restringir a literatura, tudo isso sem um porquê. E olha, você ler Dostoievski não te deixa superior àqueles que leram Meg Cabot,  a sua inteligência não pode ser medida pelo seu gosto literário  e nada, NADA, te dá o direito de se achar melhor do que outra pessoa.


Bom, acho que isso é tudo o que eu tenho pra falar, vocês concordam com o que eu disse? Que tal responder às perguntar tbm?


PS: Quando pequena eu achava que era " Você precisa ter CACIQUE" para falar de algo e eu imaginava a pessoa com um cacique do lado.... Okay, vocês não precisavam saber disso :X

0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos