quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sereias.

Postado por Gabi Fonseca. às 19:20


Ilustração de Amy

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca."( Dom Casmurro, Machado de Assis, cap. 32 )"
Depois de ler esse trecho percebi que havia escolhido o livro errado para afastar os meus pensamentos de você. Pois é, quase uma piada eu dizer que estava lendo, essa fora minha última esperança, meu jeito de tentar respirar em um mundo no qual você não existisse. Achei esse livro no canto da estante- aquela cheia de jogos que você sempre reclamou- não sei como ele foi parar ali, deve ter sido alguma leitura obrigatória para a escola, das quais eu nunca leio. Olhei para ele tentando lembrar se você alguma vez me falou sobre, acabei concluindo que não, então resolvi começar a ler, era um jeito de me distrair e levar meu pensamento para longe do seu rosto.
Mas aí eu percebi que o autor conseguiu definir seus olhos de melhor maneira possível  eu sempre te questionei no que estava pensando, seus olhos sempre traziam um brilho diferente, uma curiosidade que me assustava e encantava. Eu brincava que você era minha sereia e que o azul do seu olhar estava lá apenas para me encantar. Quão tolo eu fui, sereias apenas iludem os marinheiros, para os afogar depois.
E conforme eu ia lendo, nosso história se fundia com a de Bentinho e de Capitu, que engraçado um livro escrito há tanto tempo mas que o enredo se repete, com algumas mudanças, porém causando dor tão igual e tão intensa. Uma das coisas que diferem a nossa história daquela escrita por Machado é a certeza que eu tenho, ao contrário de Bentinho que viverá com a duvida eterna, eu tenho a certeza de que você estava com outro.
Eu os vi,  eu te vi olhando pra mim como quem pede perdão, esse olhar até poderia confundir os desavisados mas eu te conheço, cada expressão, cada gesto e aquilo foi apenas você lamentando perder seu brinquedo. Sim, eu mergulhei em seus olhos de ressaca, porém eu lutei contra as ondas, eu respirei fundo e continuei a nadar, um dia eu sei que sairei de imenso desse mar, vou respirar fundo e lembrar de você apenas como uma velha história,  um conto triste e um lembrete de que sereias existem e elas não apenas te afogam, elas também mastigam seu coração.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos